Publicado por: ssaude | 04/08/2011

Como se transmite a tuberculose?

De acordo com o nosso programa de Vigilância das Doenças de Declarações Obrigatória (DDO), a Tuberculose Respiratória é a doença que tem o maior número de casos na área de influência do ACeS Guimarães/Vizela. A médica interna do ano comum Dra. Catarina Borges desvenda-nos algumas informações sobre a Tuberculose:

O que é?
É uma doença infecciosa, sendo uma importante causa de morte no mundo inteiro. O agente mais comum é o Mycobacterium tuberculosis.

Como se transmite?
Propaga-se através de pequenas partículas no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram ou falam. Estas têm a capacidade de permanecer em suspensão no ar, durante várias horas. Quando inspiradas por outro indivíduo, estas partículas, que contêm bacilos, depositam-se nos pulmões. As pessoas que têm contacto frequente com estes doentes têm alto risco de se infetarem. A transmissão ocorre somente a partir de pessoas com tuberculose infecciosa ativa!

Quais são os sinais e sintomas mais comuns?
1. Tosse com catarro (por mais de 15 dias)
2. Febre (mais comum ao entardecer)
3. Suores noturnos
4. Falta de apetite
5. Emagrecimento
6. Cansaço

Como é possível prevenir o contágio?
1. Utilizar máscara apropriada pelo doente e pelos conviventes próximos.
2. Manter um lugar arejado e exposto à luz solar.
3. Manter boas condições de higiene da habitação.
4. A vacina BCG administrada no primeiro mês de vida, embora não evite o contágio e desenvolvimento da doença, previne as suas formas mais graves.

Note que as relações sexuais favorecem o contágio da tuberculose apenas pela proximidade com o doente. O contato com sangue de um doente não é causa de contágio.

Como se trata?
Os tratamentos recentes para a tuberculose ativa incluem uma combinação de drogas, às vezes num total de quatro, que são reduzidas após certo tempo, a critério médico. O tratamento deve ser contínuo e com acompanhamento médico. Não pode ser suspenso pelo paciente após uma simples melhora!

CB, NPS

About these ads

Responses

  1. [...] mais sobre como é possível evitar o contágio da tuberculose e como se podem evitar as salmoneloses. Conheça ainda o novo cronograma para a vacinação contra [...]

  2. [...] Tuberculose é uma doença infeciosa e contagiosa, que se transmite por via aérea, ou seja, através de pequenas partículas no ar que são expelidas quando pessoas [...]

  3. [...] mais sobre como é possível evitar o contágio da tuberculose e como se podem evitar as salmoneloses. Conheça ainda o novo cronograma para a vacinação contra [...]


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 52 outros seguidores