Publicado por: ssaude | 16/08/2011

O que é a psoríase?

O médico interno do ano comum Dr. Pedro Henrique Salgado revela-nos o que é a psoríase:

A psoríase é uma doença dermatológica não mortal, mas com grande impacto sobre a qualidade de vida. Pode surgir em qualquer idade e é uma das doenças dermatológicas mais comuns, afetando até cerca de 1 a 3 % da população mundial. Em Portugal, atinge 250 mil pessoas. É caracterizada por lesões avermelhadas, bem demarcadas e descamativas mais frequentemente nos joelhos, nos cotovelos, região lombossagrada e couro cabeludo. A sua evolução natural compreende fases de agravamento, alternadas com fases de melhoria.

A causa de psoríase é ainda pouco compreendida havendo no entanto um claro componente genético sendo que mais de 50% dos doentes afetados têm registo de história familiar. Existem ainda múltiplos fatores externos que poderão agravar a doença como alguns medicamentos, traumatismo cutâneo e o stress.

Apesar de ser uma doença não contagiosa e benigna é afetada por um enorme estigma social devido ao desconhecimento de uma grande parte da população acerca da doença, o que poderá provocar efeitos psicológicos valorizáveis nestes doentes. Isolamento social, vergonha do corpo e descriminação são alguns dos desafios a que estas pessoas poderão estar sujeitas, sendo frequente a depressão e a necessidade de um acompanhamento psicológico/psiquiátrico.

Posto isto, surge cada vez mais a necessidade de dar a conhecer à população esta doença e alertá-la dos problemas psicossociais a ela inerente.

A psoríase não tem cura. No entanto, existem tratamentos que ajudarão à remissão das lesões. Mais importante será o doente com psoríase aceitar a doença e aprender a lidar com ela em sociedade.

PHS, NPS

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 47 outros seguidores