Publicado por: ssaude | 31/07/2012

Portal do Utente: já está a utilizá-lo?

No passado dia 31 de maio, foi inaugurado o Portal do Utente . vai permitir registos de saúde feitos pelo utente e recurso a serviços online já existentes e a disponibilizar. Este Portal está integrado na PDS –  Plataforma de Dados da Saúde, uma plataforma web que disponibiliza um sistema central de registo e partilha de informação clínica de acordo com os requisitos da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

A PDS é um mecanismo de acesso a informação dos utentes que permite mostrar os dados aos profissionais de saúde em diversos locais do Sistema Nacional de Saúde (SNS) (por exemplo, centro de saúde, hospital, urgência) sem os deslocar do local seguro onde estão guardados. Por exemplo, a PDS permitirá a um médico ou enfermeiro do hospital aceder a alguns dados do Centro de Saúde sem os poder modificar ou danificar. O seu acesso é restrito e auditado, sendo que cada vez que um profissional vê os seus dados esse facto fica registado num histórico de acessos. Ao permitir a partilha destes dados, o SNS pode tornar mais rápido o seu atendimento e mais segura a forma dos profissionais de saúde o conhecerem e chegarem a um diagnóstico/terapêutica.

No Portal do Utente o utilizador terá uma área reservada à inserção dos seus dados. No menu “As minhas notas” poderá inserir informação, como por exemplo contactos de emergência, dados de Saúde, hábitos, medicação, alergia ou doenças. A partilha de informação com a PDS depende de autorização expressa do próprio utente.

Caso aceda em partilhar os seus dados com o SNS, toda a informação clínica daquele utilizador estará acessível em todo o país. Por exemplo, um utente registado numa unidade de saúde de Guimarães, mas de férias no Algarve, poderá recorrer aos serviços de um qualquer hospital naquela região, sendo possível à instituição consultar todo o historial clínico, alergias, consultas, facilitando um diagnóstico e respetiva terapêutica em caso de doença.

No Portal do Utente, o utilizador terá também acesso ao eAgenda, serviço que permite a marcação de consultas e pedido de receituário crónico. O eAgenda prevê que o utente possa, a qualquer momento, cancelar a consulta marcada no serviço online.

O utilizador do Portal do Utente tem acesso ao RNU – Registo Nacional de Utentes e ao SIGIC – Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia.

A seguir ao verão de 2012, irão ser disponibilizadas novas funcionalidades do Portal do Utente como o eVacinas.

NPS

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 55 outros seguidores