Scroll Top

alimentação

Benefícios da Banana – Saiba tudo que ela pode fazer por sua Saúde

Avalie

Os benefícios da banana são inúmeros, mas o que é a banana? A banana é uma fruta que possui polpa macia e doce, podendo ser consumida crua. Faz parte das plantas herbáceas, cultivadas em cerca de 130 países. São originárias do sudeste da Ásia e atualmente cultivadas em praticamente todos os regiões tropicais do mundo.

benefícios da banana

A casca da banana contém vários nutrientes e açúcares naturais como a glicose e sacarose, podendo ser utilizada em receitas como bolo e brigadeiro. Por isso, além do baixo custo, pode ser aproveitada no consumo alimentício. É rica em potássio, sendo importante para a diminuição da pressão arterial.

Possui grande valor nutricional como:

  1. Benefícios da Banana | Macrocomponentes

  1. Minerais

  1. Vitaminas

São reconhecidos quatro tipos principais de variedades de banana: a banana-prata, a banana-maçã (pequena e arredondada), a banana-caturra (também conhecida como banana-d’água ou cavendish) e a banana-da-terra.

A banana verde possui água e amido por isso possui um sabor adstringente. Por essa razão é utilizada como fonte de hidratos de carbono. Estes fazem parte dos macronutrientes e constituem a principal fonte de energia obtida pela alimentação.

Os benefícios da banana não terminam por aí, este fruto é rico em carboidratos, contudo possui baixos níveis de proteínas e gordura. A combinação de seus açúcares: sacarose, frutose e glicose com sua fibra promovem grande energia ao corpo.

Para quem malha, os benefícios da banana ajudam a evitar as cãibras musculares, devido ao seu rico teor em potássio que ajuda na circulação.

banana é saudável

Possui compostos antioxidantes, incluindo a dopamina e a catequina. Contém triptofano que ajuda na liberação da serotonina responsável pela sensação de bem estar, ajudando a combater a depressão.

A banana verde é fonte de prebióticos, componentes de alimentos vegetais que não são digeridos pelo processo digestivo e resistente a ação de enzimas. São importantes por estimulares, de forma seletiva, o crescimento e atividade de bactérias no cólon.

Os prebióticos possuem diversas funções como:

  • Manutenção da flora intestinal;
  • Motilidade intestinal
  • Por alterarem a microflora previnem a diarreia e a constipação intestinal
  • Fazem com que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol.
  • Estimulam o crescimento das bifidobactérias, que inibirem a atividade de outras bactérias putrefativas e intoxicantes.

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis adequados de açúcar no sangue, combatendo o cansaço, além de garantir saciedade por um bom tempo.

Também é importante como opção natural para tratar a pele e os cabelos. Pode ser usada como cosmético, atuando como um hidratante natural para pele. Suas vitaminas e minerais são capazes de restaurar a umidade perdida e reparar a pele danificada, cansada e seca.

É importante lembrar que não é apenas ingerindo esse alimento que você manterá uma boa saúde, mas também tendo um bom estilo de vida e praticando atividade física.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.