Scroll Top

bem-estar

DICAS DE SAÚDE MENTAL

DICAS DE SAÚDE MENTAL
5 (100%) 1 vote

Dicas de saúde mental e emocional com informações, estatísticas e relatos. Uma reflexão sobre a globalização e as consequências na qualidade de vida.

A vida se vale de experiências, momentos, emoções e relacionamentos. A simplicidade, muitas vezes, é uma dificuldade e, saber superá-las, define as condições da saúde emocional e mental.

O mundo ao qual vivemos, atualmente, propicia uma pressão emocional sobre as pessoas, sendo que muitas nem as notam. Em cada local e, em cada momento, todos os dias temos de nos portar de maneira diferente e isso faz a pressão emocional ser cada vez maior. A sensação de relaxamento e segurança do conforto da casa não é o mesmo que no ambiente de trabalho.

A facilidade de expressar-se perante um familiar não é a mesma aos olhos de namorados. Assim, esta sensibilidade em diferenciar comportamentos conforme o local e as pessoas demanda um controle das próprias emoções.

Na sociedade, para uma reflexão de forma mais coletiva, observamos que a doença do século XXI é a depressão. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão é uma das doenças mais incapacitantes do mundo. Numa projeção da OMS em 2030 a doença seria responsável por 9,8% de vida duma pessoa, exclusivamente, dedicada a depressão.

E nestes dados não foram considerados o percentual das consequências causadas pela doença. A questão preocupante é que esta projeção foi alcançada 20 anos antes, em 2010. Aproximadamente, mais de 400 milhões de pessoas sofrem atualmente com a doença.

“Os males da mente são os mais prejudiciais e limitados entre todos os grupos de doença. E a depressão, individualmente, é a mais incapacitante das doenças.”

Hans-Ulrich Wittchen é professor especializado em psicologia clínica e psicoterapia. Essas palavras definem, e muito bem, o quanto é alarmante a depressão e suas consequências.

Saúde Mental no Brasil e seus Desafios

dicas de saúde

O ser humano têm como qualidade ou defeito, ficando a critério de cada um decidir, se um comportamento extrovertido é um fator positivo ou a omissão de dilemas. Uma pessoa extrovertida nem sempre têm esta atitude como uma forma de se aparecer, mas sim de esconder e/ou fugir de seus problemas.

A introspecção, uma reflexão íntima sobre seus pensamentos e experiências, trás como perfil a quietude, uma pessoa mais reservada. Vale ressaltar que nem toda pessoa  introspectiva é tímida e apresenta dificuldades de comunicação. A introspecção é vista de forma negativa  e como causadora de dificuldades de interação social. Isso não é verdade. É uma característica de sua personalidade e, portanto, difere-se de introversão.

As pessoas  introvertidas, ou pelo menos grande parte delas, possuem problemas de interação. As consequências de um acontecimento social marcante na qual a pessoa foi exposta de forma negativa é um exemplo disso. Um início de problema com a saúde emocional e, que se muitas vezes não tratado, causa uma doença mental. Atualmente, casos de Bullying observados, através da divulgação em mídias de comunicação, são exemplos de relatos na qual a pessoa que sofreu a violência física ou emocional passa a ser mais introvertida.

Os brasileiros são considerados, mundo afora, como uma das nações, entre outras, de maior alegria, empolgação e acolhimento. Uma nação extrovertida e feliz. Entretanto, estatísticas mostram dados contrários. Ansiedade, síndrome do pânico e depressão tornam o Brasil um dos países no topo de listas em estatísticas mundiais.

Ansiedade

Medo e sensação de perda são características da ansiedade, numa variação tênue, considerando o estilo de vida de cada pessoa. Esta intensidade depende de fatores relacionados a severidade de perda. Sentimos medo antes de uma entrevista de emprego e isso é uma ansiedade de uma intensidade controlada. O pensamento de uma possível perda de um ente querido, com uma doença crônica, por exemplo. É uma intensidade muito maior, tendo como consequência, a necessidade de uso de medicação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) dados apontam que 33% da população mundial sofre de ansiedade e, infelizmente, o Brasil é um dos países que estão entre os primeiros da lista. Lembra das estatísticas da depressão? Adicione mais a ansiedade.

Na modernidade experimentamos uma ansiedade fora do controle. A saúde mental é colocada a teste todos os dias quando temos de lidar com situações que causam estresse. Existe uma pressão de vivências enfrentadas que causam angústia e insegurança, tais como, trânsito exaustivo, informações dos meio de comunicação sobre todo tipo de problema social, exigências familiares, relacionamentos amorosos, questões econômicas, entre outras.

O medo é um sentimento importante e um instinto de valorização da vida, pois têm como finalidade um alerta de defesa. Este sentimento permite a pessoa ficar atenta a saúde mental e bem-estar. Entretanto, ter medo de tudo e de todos torna-se um problema de saúde emocional.

Síndrome do Pânico

síndrome do pânico

O isolamento pode ser uma escolha de um estilo de vida ou um transtorno com crises de desespero e medo. Na segunda opção caracteriza-se a síndrome do pânico. Uma informação importante é saber o que fazer diante de uma pessoa em crise de pânico. Tratamento, causas e consequências, deixaremos para especialistas.

O que faço quando me deparo com uma pessoa em crise de pânico?

  1. Aproxime-se e pergunte o que pode fazer por ele. Procure evitar muitos questionamentos e faça o que for solicitado. Algumas pessoas pedem para ficarem sozinhas e, neste caso, mantenha-se em observação. Importante saber que um ataque de pânico não é considerado uma emergência médica.
  2. Estenda a mão e a segure com firmeza a mão do outro por, aproximadamente, de 10 a 15 minutos.
  3. Um ataque de pânico não dura horas, mas existe possibilidade de ataques de pânico sucessivos. Converse de forma calma e que demonstre sua presença. Este distúrbio mental faz com que a pessoas tenha reações orgânica intensas que provocam uma experiência apavorante e avassaladora.
  4. Faça sugestões de maneira gentil durante a conversa, considerando o que ele está sentindo.

Depressão

A depressão é um problema psiquiátrico caracterizado por um distúrbio na área afetiva, que ocorre em qualquer faixa etária. Envolvem aspectos de ordem social, biológica e psicológica. As pessoas relatam vivência de tristeza, saudade, angústia, desânimo, isolamento, entre outros fatores.

Os motivos correlacionados a depressão estão  31% relacionados a problemas de saúde, tais como, doenças físicas, agressão, aborto e gravidez. Temos 28% dos motivos relacionados a problemas familiares e 21% relacionados a perdas de pessoas queridas. Assim, segundo a Academia Nacional de Medicina, ¼ da população está condenado, em algum momento da vida, ter algum episódio depressivo.

Uma Pesquisa Nacional de Saúde, orientada por Tiago Munhoz, entre mais de 60 mil brasileiros foi observado um percentual de 5,5 milhões de pessoas com depressão.

Dicas e Estratégias para a Saúde Emocional

Na vida social para manter uma mente saudável é necessário refletir sobre prevenção e hábitos. A prevenção é o que estamos informando neste artigo através de dicas.

Ao terminar de ler este texto, faça uma reflexão do que pode ser alterado em sua vida para manter sua saúde emocional. Uma maneira simples de começar uma mudança em seus hábitos é colocar lembretes pela casa para que suas ideias não sejam esquecidas.

A saúde mental difere-se da saúde emocional. Vale ressaltar que, tendo em vista a quantidade de informações negativas, conforme os dados estatísticos deste artigo, é de grande valia um esclarecimento. Uma informação têm, como benefício, a função de alertar o leitor e não fazê-lo entrar em pânico.

A Saúde Mental deve ser diagnosticada por uma especialidade médica, pois segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) inúmeros fatores para tal definição torna-se inviável uma generalização. Considere que a falta de cuidados com a saúde emocional poderá acarretar problemas com saúde mental.

A saúde emocional é ter controle de suas emoções garantindo uma qualidade de vida mesmo perante a fatores internos e externos negativos. Existe uma habilidade em manter o bem-estar.

Diga não ao Bullying

Os adultos também passam por esta violação social, principalmente, no ambiente de trabalho. Não permita humilhações e preserve sua autoestima. Seja flexível para um diálogo e sempre converse com esta pessoa acompanhando de uma terceiro. Seja seletivo e mantenha próximo a você somente as pessoas que agregam aos seus valores, o que chamamos, popularmente, de boas companhias. Livre-se de pessoas tóxicas.

Pensamentos e Sonhos Resultam em Qualidade de Vida

como ter mais saúde

O otimismo faz bem! Mantenha pensamentos positivos e busque percebê-los mesmo numa situação negativa. Reflita sobre uma proposta de autoconhecimento para aceitar suas limitações e ampliar suas aptidões. Sonhe muito!  E planeje para que certos sonhos se tornem realidade.

Cuide-se e Esqueça as Fotos das Redes Sociais

Disponha de tempo para fazer o que gosta como um hobby. Ler um livro,  ouvir uma música e relaxar. As vezes, é bom ficar sozinho para pensar em si próprio. Faz bem se afastar e não permitir a interferência das inquietações alheias.

esqueça as redes sociais

A interação global faz parte da modernidade. Entretanto, qualquer excesso pode tornar-se um vício e sua saúde emocional ficará comprometida. Estipule um tempo para se dedicar a sua exposição virtual e cumpra-o.

O clichê: Mente Sã e Corpo Saudável

mente saudável

A prática de atividade física traz felicidade! Isso é uma comprovação científica. Assim, sem justificativas e contestações, você deve praticar regularmente exercícios físicos. Alie sua atividade física a pensamentos positivos.

Foco e Determinação

Crie o hábito de organizar seus afazeres para não acumulá-los, evitando uma sobrecarga. Se têm muitas atividades liste as prioritárias e observe a possibilidade de exclusão de algumas.

saúde e foco

Faça agora! Não prorrogue suas obrigações. Livre-se deste pensamento negativo que irá acompanhá-lo até a realização da obrigação em questão.

Saúde Emocional e Espiritualidade

Procure manter-se calmo e, para isso, a primeira dica para iniciar, é não fazer várias coisas ao mesmo tempo. A produtividade está relacionada a qualidade e não a sensação de que quanto mais se faz mais se produz.

saude e espiritualidade

Procure refletir sobre sua espiritualidade não somente como uma religião, mas sim como uma filosofia de vida. Mude seu estilo de vida por meio de seus pensamentos e atitudes, considerando seus valores morais e éticos.

A Atitude Cuida da Saúde Mental e Emocional

Esta dica será retratada com um acontecimento relatado pela escritora e médica Ana Beatriz Barbosa Silva em um de seus livros.

como ter uma mente saudável

“Era um domingo ensolarado em pleno verão carioca. Resolvi caminhar na lagoa Rodrigo de Freitas (…) quando avistei em minha ‘contramão’ três pessoas trajadas com uniformes do Flamengo, em estado de total alegria: o pai no centro e um filho em cada mão. (…) De repente, pelas minhas costas surgiu um menino com uma bicicleta.

Sua velocidade era tamanha que, ao me ultrapassar, não conseguiu fazer a curva e, em segundos, ‘voou’ para dentro da lagoa. Simultaneamente a essa cena, pude ver a face de angústia do pai-flamenguista e assistir a tudo: ele rapidamente soltou das mãos dos filhos, tirou a camisa e mergulhou como se tivesse sido treinado para aquilo por toda sua vida. Menino salvo, bicicleta destruída nas pedras, surge, atrasado, o pai da vítima.

Abraça seu filho e promete-lhe uma bike nova e nem percebe que a poucos metros dali o pai-flamenguista já está com seus filhos lado a lado seguindo seu caminho. Sem conter minha admiração pelo ato daquele homem, apressei o passo e fui atrás dele. Aproximei-me, pedi licença e perguntei: ‘Como você conseguiu fazer aquilo tão rapidamente?’.

E ele respondeu: ‘Fiz o que tinha de ser feito. Se não fosse eu, certamente outra pessoa faria. É o certo!”

Fonte das Imagens: Pixabay.com

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.